terça-feira, 12 de março de 2013

Wilson Martins garante que vai chamar todos os concursados da Sesapi


BR: Veja 13 órgãos que abrem prazo para 2,7 mil vagas nesta segunda-feira


 








O governador Wilson Martins garantiu, nesta segunda-feira (11),      durante a posse de 155 nomeados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que vai chamar todos os aprovados nos certames de 2009 e 2012 até o final do seu mandato. A solenidade aconteceu no salão branco do Palácio de Karnak.
“Daqui a pouco vamos chamar mais profissionais. Vamos chamar todos do concurso de 2009 e 2012 até o final do meu governo. Temos que respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e, para isso, tem que ter planejamento”, disse o governador.
Martins elencou avanços na Saúde do Piauí durante seu governo como a melhoria dos hospitais regionais e estaduais e valorização do servidor público. “O Piauí é um dos poucos estados do Brasil que tem um Plano de Carreira para a classe médica. Pagamos um dos melhores salários do país. Os não médicos também foram contemplados com um Plano de Carreiras e Vencimentos no ano passado”, destacou.
O governador ressaltou que a saúde é prioridade em seu governo e que novos investimentos estão por vir. “Daqui a 30 dias deveremos estar instalando o SAMU Aéreo do Piauí. O paciente vai ser atendido onde estiver e já sai de sua cidade sabendo onde vai ser internado, graças a uma regulação que funciona. Ainda este mês estaremos lançando o edital da nova maternidade. Já temos recurso para este hospital e para as novas unidades de saúde que serão construídas em Floriano e Picos”, afirmou Wilson Martins.
“Nossa vontade é de avançar mais. Quero comemorar com vocês esse avanço”, finalizou Wilson Martins em seu discurso durante a solenidade.
O secretário de Saúde, Ernani Maia, destacou as visitas que tem feito a hospitais municipalizados e disse que, ainda este mês, deve apresentar ao governador uma possível solução para a deficiência de profissionais no interior. “Alguns hospitais municipalizados deram certo, a maioria não. Hoje, o HGV recebe 18 novos médicos e a nossa Maternidade Evangelina Rosa 20 novos enfermeiros. Desejo que todos os empossados tenham sucessos e melhorem a assistência”, falou o gestor.
O cirurgião geral Raimundo Junior, que assinou simbolicamente o termo de posse representando todos os profissionais, disse que ser servidor público é honroso para qualquer cidadão. “Falo em nome de todos os empossados que o governo vai receber o melhor de todos nós. O atendimento tem que buscar sempre a excelência”, disse.
Os profissionais assumirão vagas em Teresina, Uruçuí, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, Campo Maior, Valença, Picos e Oeiras.
Foram convocados enfermeiros, assistente social, cirurgião dentista buço-maxilo facial, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional, médico anestesiologista, alergista imunologista pediátrico, médico cirurgião geral, médico otorrinolaringologista, ecocardiofrafista, hematologista, intensivista adulto, neurocirurgião, neuropediatra, obstetra, ortopedista traumatologista, psiquiatra, plantonista, radiologista, reumatologista pediátrico, clinico geral Samu, neonatologista e urologista.
A Sesapi já nomeou mais de 300 aprovados no concurso de 2012, o maior já realizado pela saúde do Piauí. Foram 904 vagas oferecidas. O concurso público tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado da Administração.
Desde que assumiu o governo do Piauí, em abril de 2010, Wilson Martins já nomeou mais de 600 profissionais para a saúde.
Leia Mais ►

Nesta quinta-feira governador Wilson Martins lança programa de alfabetização


Nesta quinta-feira (07/03) será lançado o projeto de Educação de Jovens e Adultos com o tema “Alfabetização, inclusão social escolar”, através do “Programa Mais Viver”. A abertura do evento será às 11h30 no Palácio de Karnak. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Piauí e de gestores municipais que foram contemplados com os programas em suas cidades.
O projeto de inclusão social escolar para jovens e adultos vai atender 9 mil alunos somente neste ano. Jovens acima de 15 anos de idade serão assistidos, preferencialmente mulheres beneficiárias do Programa Federal Bolsa Família. Para 2014, estima-se uma quantidade de 27 mil alunos atendidos.
Ao todo, 30 municípios do Piauí foram escolhidos para participar do Projeto de alfabetização de acordo com estudos do Censo 2010.

Leia Mais ►

Agricultores de Castelo do Piauí já perderam safra de janeiro e fevereiro


Agricultores da cidade de Castelo do Piauí, localizada a 184 quilômetros de Teresina, na região Norte do estado, já perderam toda a safra plantada nos dois primeiros meses deste ano. O problema ainda é decorrente da pior seca dos últimos 40 anos que ainda castiga 182 municípios no Piauí.
Prefeito de Castelo do Piauí, José Maia, afirma que já pediu prorrogação do decreto de emergência (Foto: Patrícia Andrade/G1)Prefeito de Castelo do Piauí, José Maia, afirma que
já pediu prorrogação do decreto de emergência
(Foto: Patrícia Andrade/G1)
De acordo com o prefeito de Castelo, José Maia, apesar do governo estadual ter enviado sementes para os agricultores da chamada agricultura familiar, a medida não evitou os prejuízos.

"Não chove na região. Os agricultores perderam tudo que foi plantando em janeiro e fevereiro. Já pedimos a prorrogração do decreto de emergência e fizemos a adesão ao Programa Seguro Safra e já temos, pelo menos, 1.800 agricultores cadastrados", ralatou o prefeito.

Na cidade de Jatobá do Piauí, também localizada na região Norte do estado, a 134 quilômetros da capital, a situação por conta da estiagem continua a preocupar a população. Uma das principais fontes de renda da cidade, que tem pouco mais de 4.600 habitantes, está comprometida. O cultivo da melancia registrou uma queda de 80% por conta da seca.
Produção de melancia do município está
comprometida, diz Dalberto Rocha (Foto: Patrícia
Andrade/G1)
"Estamos há mais de 15 dias sem chuvas e, além da melancia, outras culturas como a do milho e feijão estão ameaçadas. Hoje a população conta com poços tubulares, mas a pastagem e a agricultura são os mais prejudicados pela falta de água", disse o prefeito Dalberto Rocha.

A região do semiárido piauiense é uma das que mais sofrem com a estiagem no estado. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, disse que os programas de transferência de renda do Governo Federal atenuaram o problema da fome, mas relatou que muitas cidades ainda estão em situação bem crítica por conta da falta de água.

Nesta segunda-feira (11) o governador Wilson Martins chegou a pedir prioridade ao Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para as obras na região do semiáriado, principalmente a construção das barragens que irão atender os municípios mais prejudicados pela seca.

O governador reafirmou o compromisso de contratar mais caminhões-pipa à medida que se fizer necessário. Os contratos da frota de mais de 200 caminhões-pipa estão sendo renovados desde o início de janeiro e a determinação é de que todos os veículos permaneçam trabalhando no abastecimento das comunidades com dificuldades de acesso à água.

Além dos caminhões-pipa contratados pela Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec), o Governo conta com o apoio de outros 400 contratados diretamente pelo Exército Brasileiro, com recursos do Ministério da Integração Nacional. Também serão mantidos os programas de perfuração, recuperação e equipamentos de poços tubulares, de construção de adutoras e recuperação de barragens.
Leia Mais ►

Prefeitura de Jatobá do PI reforma e climatiza escola depredada


A prefeitura municipal de Jatobá do Piauí  (134 km ao norte de Teresina), em parceria com o governo do Estado, entregou a reforma e climatização completa da Escola Municipal Oscar Gil Castelo Branco, na comunidade Santa Alice, zona rural do município.


A solenidade contou com a presença da Gerente da 5ª GRE, professor Nair Morais, que, segundo o prefeito Dalberto Rocha (PSD), foi fundamental na formação da parceria com o estado, que fez a doação dos aparelhos de ar-condicionado. 


A prefeitura realizou toda a ação de recomposição elétrica, forro das salas, e pintura. Na escola também funciona o ensino médio. 

A reforma reestruturou a escola que estava depredada e todas as cinco salas foram totalmente climatizadas. Nas salas reformadas estudam 150 alunos de ensino fundamental e 100 alunos de ensino médio. A sala dos professores também ganhou climatização.

Leia Mais ►

Delegado derruba álibi com prostituta e diz não ter "dúvida nenhuma" da culpa de Mizael


Mizael Bispo de Souza.
Mizael Bispo de Souza.
O delegado Antonio Assunção de Olim, responsável pela investigação do caso Mércia Nakashima, derrubou a tese do ex-policial militar Mizael Bispo de Souza de que teria se encontrado com uma prostituta no momento em que a advogada era assassinada em Nazaré Paulista (Grande SP).
Olim também detalhou as relações entre Mizael e Evandro Bezerra da Silva, acusado de ter buscado o ex-PM do local do crime, e disse estar convicto da culpa do réu. "Eu não tenho dúvida nenhuma de que Mizael matou a Mércia", declarou.
O delegado foi a primeira testemunha ouvida no Fórum de Guarulhos, nesta terça-feira (12), segundo dia do julgamento de Mizael, acusado de ter assassinado sua ex-namorada Mércia Nakashima, em 2010.
Mizael alega que, em 23 de maio de 2010, dia do crime, no momento em que Mércia foi morta, esteve por quatro horas com uma prostituta, dentro de um carro, em frente ao Hospital Geral de Guarulhos.
"O réu diz que em dois ou três minutos conseguiu pegar essa mulher. O rastreador não aponta esta parada. O local não é ponto de prostituição e não tem ponto de ônibus. É uma via de acesso ao aeroporto, com muito movimento", afirmou Olim.
Mizael diz que teve relações sexuais com a prostituta dentro do carro.
"Ele não sabia o nome da mulher e, só depois de muita pressão, lembrou a cor do cabelo. Depois deu apenas R$ 20. Além do que, é estranho transar em um lugar de tanto movimento, sem chamar a atenção", disse o delegado.
O vigia Evandro Bezerra da Silva começou a ser investigado quando o carro de Mércia foi encontrado.
Segundo o delegado, Mizael se encontrou com Evandro por mais de 20 vezes, no posto de gasolina onde o vigia trabalhava. Além disso, no dia 23 de maio ambos conversaram por 16 vezes pelo telefone.
Para falar com Evandro, Mizael usou um telefone "frio" que não havia sido declinado em uma lista para a polícia.
Era um telefone frio usado só para falar com Evandro porque ele já estava planejando matar a Mércia", afirmou Olim.
No mesmo dia, às 21h21, Mizael usou o mesmo celular para conversar com a fiha usando uma antena localizada na rua Antonio Tava, próxima ao acesso para Nazaré Paulista, cidade onde o corpo de Mércia foi encontrado.
Evandro teria buscado Mizael do lugar do crime. O ex-PM também teria largado o próprio carro no Hospital para subir no veículo do vigia.
O vigia tem irmãos que moram na região da represa de Nazaré Paulista e é bastante conhecido na área.
Olim também disse que após o crime, o vigia fugiu para Canindé, em Sergipe, onde, após algum tempo foi encontrado e preso. Já em Aracaju, Evandro deu detalhes sobre o dia do crime.
"Posteriormente, após ter falado com seus advogados, o Evandro disse ter sido torturado. Eu gravei o depoimento, ele estava calmo e não tinha marcas de agressão", disse Olim.
O depoimento do delegado foi o primeiro com a presença de Mizael no plenário. O réu, que é advogado, está sentado ao lado de seus defensores e fica a maior parte do tempo com a cabeça baixa, escrevendo em um papel.
Os irmãos e o pai e Mizael também estão presentes. Da família de Mércia, estão no plenário o pai e a mãe da vítima.
De acordo com o policial, "o quebra-cabeça" sobre a versão de Bispo começou a ser montado a partir da análise do percurso feito pelo réu, que, ainda segundo Olim, "não correspondia ao que ele disse [ter feito] em depoimento no dia 23 [de maio, data do crime]".
Expectativa para 2º dia de depoimentos
Nesta terça-feira, segundo dia do julgamento do ex-PM, a expectativa é que todas as testemunhas que faltam consigam depor no Fórum de Guarulhos.
Depois de apresentar provas de que no sapato de Mizael havia uma alga existente na represa de Nazaré Paulista, onde o corpo de Mércia foi encontrado, e de que o lugar onde o ex-PM disse estar no dia do crime não bate com os locais indicados pela antena do celular usado por ele, a acusação pretende apresentar mais evidências.
No primeiro dia do julgamento, que aconteceu nesta segunda-feira (11), somente três testemunhas da acusação foram ouvidas: o irmão de Mércia Nakashima, Márcio Nakashima, o biólogo Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e o engenheiro Eduardo Amato.
"Vamos explorar também que havia indícios de sangue, fragmentos ósseos e de metal de munição no calçado de Mizael. Além disso, vamos provar que ele estava no local do crime", disse o assistente de acusação Alexandre de Sá Domingues.
Ainda falta ouvir uma testemunhas da acusação: o advogado Arles Gonçalves Júnior. Também irão depor as testemunhas de defesa Renato Pattoli, perito da Polícia Técnico-Científica, o fotógrafo Eduardo Zocchi, o investigador Alexandre Simoni Silva, e o perito particular Osvaldo Negrini, além de Rita Maria de Souza, amiga de Mizael.
O juiz também convocou o perito da polícia Hélio Ramacciotti como testemunha.
Para o advogado, o primeiro dia de julgamento serviu para "jogar uma pedra de cal na tese de que Mizael estava na noite do crime com uma prostituta em frente ao Hospital Geral de Guarulhos. "Derrubamos uma mentira e derrubaremos outras ", prometeu.
O promotor Rodrigo Martins Antunes se irritou com a tática da defesa de fazer muitas perguntas para as testemunhas. Para ele, trata-se de uma estratégia para causar cansaço em quem está depondo e também nos jurados. "Vou precisar tomar um calmante agora à noite. Mas é difícil se acalmar com uma defesa dessas", brincou.
O júri é formado por cinco mulheres e dois homens e, pela primeira vez na história do Judiciário brasileiro, é transmitido ao vivo por rádio, televisão e internet.
Testemunhas do 1º dia de júri
Em quase quatro horas de depoimento, Márcio Nakashima, irmão de Mércia, chorou, discutiu com o advogado de Mizael Bispo e acusou o réu de ter se "transformado" no segundo ano de namoro com a advogada. Márcio foi a primeira testemunha ouvida no julgamento, que pode durar de quatro a cinco dias.
Segundo o irmão da vítima, a partir do segundo ano do relacionamento de sua irmã, Mizael "se transformou". "Mizael era muito ciumento, possessivo e se transformou. Ele ligava várias vezes para a Mercia", afirmou.
A segunda testemunha ouvida foi o biólogo Carlos Eduardo de Mattos Bicudo, que confirmou em depoimento que a alga encontrada no sapato do réu também pode ser encontrada na represa de Nazaré Paulista, onde o carro e o corpo da vítima foram achados.
De acordo com Bicudo, essa alga vive em profundidades de 20 a 50 cm e exige um substrato para se fixar. No caso de Mizael, o substrato também foi encontrado no sapato do réu. O especialista também confirmou que o sapato de Mizael precisou ter entrado na água para conter a alga.
O engenheiro eletricista e mestre em telecomunicações Eduardo Amato Tolezani foi a terceira testemunha ouvida nesta segunda-feira. O especialista foi convocado pela acusação. Tolezani fez uma análise, a pedido da promotoria, de duas ligações de celular feitas por Mizael, no dia 23 de maio de 2010, dia da morte de Mércia. No momento das chamadas, o réu dizia estar em um carro, em frente ao Hospital Geral de Guarulhos.
Leia Mais ►

Polícia contém agressor a base de bala em Buriti dos Lopes


O acusado no pronto socorro do Heda. O projétil atingiu a panturrilha da perna esquerda
Uma guarnição da policia estadual lotada na cidade de Buriti dos Lopes, distante 35km de Parnaíba, foi acionada por volta das 15h 30, para atender uma ocorrência de agressão, (pela Lei Maria da Penha), onde um homem identificado por José Batista de Sousa Neto, de 27 anos, residente à Rua Pedro II, s/n, agredia fisicamente sua companheira de nome Ana Maria Sousa, com a idade de 23 anos.
Segundo uma fonte da polícia de Buriti dos Lopes, o agressor notando a presença da polícia, avançou com uma faca para cima de um policial, que este, sacou a arma disparando contra o mesmo, atingindo-lhe a perna esquerda.
Após o tumulto, a vítima foi socorrida para o posto de saúde de Buriti dos Lopes, e o acusado foi encaminhado ao pronto socorro do hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba, onde passaria por uma intervenção cirúrgica no final da tarde.

Após a intervenção cirúrgica, o acusado seria conduzido à cadeia pública de Buriti dos Lopes
Policiais militares permaneciam em frente ao pronto socorro do Heda por medida de segurança
Fonte: Portal do Catita

Leia Mais ►

Globo Rural mostra como foi a festa da melancia em Jatobá. REVEJA!


O “Globo Rural” desta segunda feira destacou a décima festa da Melancia, realizada no último sábado, dia 02, no município de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina).
A matéria feita pelo repórter Marcos Teixeira, destacou a seca que tem castigado os agricultores, que perderam cerca de 80% da safra, mesmo assim a prefeitura e agricultores decidiram manter o evento como forma de atrair compradores e divulgar o potencial do produto.
A matéria mostrou ainda as competições que movimentaram o evento.
Leia Mais ►

PP

teste hoje

http://raygrupodeelite.blogspot.com/