terça-feira, 12 de março de 2013

Agricultores de Castelo do Piauí já perderam safra de janeiro e fevereiro


Agricultores da cidade de Castelo do Piauí, localizada a 184 quilômetros de Teresina, na região Norte do estado, já perderam toda a safra plantada nos dois primeiros meses deste ano. O problema ainda é decorrente da pior seca dos últimos 40 anos que ainda castiga 182 municípios no Piauí.
Prefeito de Castelo do Piauí, José Maia, afirma que já pediu prorrogação do decreto de emergência (Foto: Patrícia Andrade/G1)Prefeito de Castelo do Piauí, José Maia, afirma que
já pediu prorrogação do decreto de emergência
(Foto: Patrícia Andrade/G1)
De acordo com o prefeito de Castelo, José Maia, apesar do governo estadual ter enviado sementes para os agricultores da chamada agricultura familiar, a medida não evitou os prejuízos.

"Não chove na região. Os agricultores perderam tudo que foi plantando em janeiro e fevereiro. Já pedimos a prorrogração do decreto de emergência e fizemos a adesão ao Programa Seguro Safra e já temos, pelo menos, 1.800 agricultores cadastrados", ralatou o prefeito.

Na cidade de Jatobá do Piauí, também localizada na região Norte do estado, a 134 quilômetros da capital, a situação por conta da estiagem continua a preocupar a população. Uma das principais fontes de renda da cidade, que tem pouco mais de 4.600 habitantes, está comprometida. O cultivo da melancia registrou uma queda de 80% por conta da seca.
Produção de melancia do município está
comprometida, diz Dalberto Rocha (Foto: Patrícia
Andrade/G1)
"Estamos há mais de 15 dias sem chuvas e, além da melancia, outras culturas como a do milho e feijão estão ameaçadas. Hoje a população conta com poços tubulares, mas a pastagem e a agricultura são os mais prejudicados pela falta de água", disse o prefeito Dalberto Rocha.

A região do semiárido piauiense é uma das que mais sofrem com a estiagem no estado. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, disse que os programas de transferência de renda do Governo Federal atenuaram o problema da fome, mas relatou que muitas cidades ainda estão em situação bem crítica por conta da falta de água.

Nesta segunda-feira (11) o governador Wilson Martins chegou a pedir prioridade ao Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para as obras na região do semiáriado, principalmente a construção das barragens que irão atender os municípios mais prejudicados pela seca.

O governador reafirmou o compromisso de contratar mais caminhões-pipa à medida que se fizer necessário. Os contratos da frota de mais de 200 caminhões-pipa estão sendo renovados desde o início de janeiro e a determinação é de que todos os veículos permaneçam trabalhando no abastecimento das comunidades com dificuldades de acesso à água.

Além dos caminhões-pipa contratados pela Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec), o Governo conta com o apoio de outros 400 contratados diretamente pelo Exército Brasileiro, com recursos do Ministério da Integração Nacional. Também serão mantidos os programas de perfuração, recuperação e equipamentos de poços tubulares, de construção de adutoras e recuperação de barragens.

Nenhum comentário :

PP

teste hoje

http://raygrupodeelite.blogspot.com/