sábado, 6 de julho de 2013

Distribuição de água na seca diminui em até 30% no Piauí, diz Defesa Civil

 

ECCCVVm cobertura exclusiva do 180graus em uma das regiões mais afetadas pela seca no Piauí, a região sudeste do estado, é possível, a cada cidade visitada, algo em comum: todos concordam que a seca é uma das maiores da história em solo piauiense e que se providências não forem tomadas, o que é ruim pode piorar.

Porém, a esperança do povo e dos prefeitos das cidades prejudicadas pela seca, ficou mais arranhada após a notícia de que a distribuição de água por meio de carro-pipa fica 30% a partir de agora. A informação foi confirmada pelo chefe da Defesa Civil no Piauí Jerry Hebert, que busca se reunir com prefeitos piauienses para traçar um novo plano de combate à seca.

Nesta segunda-feira (30/05) esteve em São Raimundo Nonato para se reunir com prefeitos da região, o mesmo que fez na primeira reunião que aconteceu na cidade de Caridade do Piauí, também na região sudeste (471 Km a sudeste de Teresina), que teve cobertura do 180graus, quando o chefe da Defesa civil do Piauí deu a notícia nada agradável. "Vocês vão ser a primeira região a ser cortado 30% do fornecimento de água por meio de carro-pipa, isso por conta dos recursos federais estarem limitados", explica Jerry Hebert.

BBBB
Cena que virou rotina nas regiões afetadas pela seca (Imagem ilustrativa)

Ao 180graus, o chefe da Defesa civil explicou o procedimento a partir de agora. "Estou percorrendo a região sudeste do Piauí para distribuir os talões que controla a ida do carro-pipa em cada cidade e avisando a eles que o volume de água a ser distribuído é 30% menos", explica Jerry Hebert.


Defesa civil e prefeitos do Piauí discutindo a diminuição da distribuição da água

HHHHKKK
Jerry Hebert (chefe da Defesa civil do Piaui) com o cartão de recurso para carro-pipa

Durante a reunião, Jerry Hebert ainda orientou os prefeitos sobre a necessidade da prestação de conta, a partir da ida de um carro-pipa para distruibuir água à cidade. "Vocês devem solicitar oficialmente carro-pipa para as cidades, fazendo a prestação de conta da distribuição sempre, lembrando que não haverá modificação no valor do bolsa estiagem, nem do cartão de recurso para carro-pipa, no caso de quem tiver", afirma o chefe da Defesa civil.

HHHHKKKLLL
Da esquerda para a direita: Janaina Sena (180graus), prefeito Leonidas Curral novo do Piauí, prefeito Zezinho (Caridade do Piauí), Jerry Hebert (chefe da Defesa Civil do Piauí), prefeito Zé Filho (Betânia do Piauí), prefeito Molão (Acauã), secretário de finanças Erasmo Sousa (Jacobina do Piauí) e Emanuelle Amorim (180graus)

PREFEITOS PEDEM SOCORRO
A reunião aconteceu na casa do prefeito de Caridade do Piauí José Lopes Filho (PTB), mais conhecido como Zezinho, que reuniu os prefeitos das cidades vizinhas para falar com o chefe da Defesa civil e discutir a respeito da seca que assola a região.

Estiveram na reunião os prefeitos Leonidas Lopes Lima , do PP (de Curral novo do Piauí), José Evangelista da Rocha, "Zé Filho" do PDT (de Betânia do Piauí), Reginaldo Raimundo Rodrigues, “Molão” do PSD (de Acauã), Cristóvão Alencar, do PSB (de Francisco Macedo), além do secretário de finanças de Jacobina do Piaui Erasmo Sousa.

Para o prefeito de Caridade do Piauí, o problema da seca não é de agora. "A seca não é só desse ano de 2013, ela existe há muito tempo e por isso deve ser discutida. É preciso planejamento. Por exemplo, gastaram R$ 19 milhões na barragem de Patos, que só atende a zona urbana e esqueceram da rural", comenta Zezinho.

GG
Prefeito Zezinho ao lado de Jerry Herbet, da Defesa civil do estado

Administrar uma cidade já não é fácil. Imagine uma cidade que está a 25 meses sem chuva. Essa é a dificuldade do prefeito de Curral novo do Piauí. "Estamos há 25 meses sem chuva. Regiões como a serra do Inácio precisam de carro-pipa, pois ela fica a 108 Km da barragem de Patos, mas faltam recursos tanto da prefeitura, quanto do governo federal", afirma o prefeito Leonidas.


HHHHKKKLLLJJJJ
Secretário de finanças de Jacobina do Piauí Erasmo Sousa

Por conta dessa situação difícil, os prefeitos tem buscado se reunir e discutir alternativas, como afirma o prefeito de Betânia do Piauí. "Estamos passando uma situação difícil na cidade, com problemas com o fornecimento de água e viemos discutir essa questão e buscar uma solução", comenta Zé Filho.



HHHHKKKLLLJJ
Entrada da cidade de Caridade do Piauí, onde aconteceu a primeira reunião da defesa civil com os prefeitos da região sudeste

Nenhum comentário :

PP

teste hoje

http://raygrupodeelite.blogspot.com/