terça-feira, 9 de julho de 2013

Médico que faltou a plantão de Natal é demitido no Rio; menina de 10 anos morreu por ausência de especialista

Adrielly foi atingida por um tiro na cabeça e esperou oito horas por atendimento
Adrielly aguardou oito horas por cirurgia
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial do município a demissão do médico Adão Orlando Crespo Gonçalves, indiciado por omissão de socorro, falsidade ideológica e estelionato. O neurocirurgião faltou ao plantão da madrugada do dia 25 de dezembro do ano passado, no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, zona norte do Rio, na madrugada do dia 25 de dezembro de 2012.
A falta de Adão ganhou maior dimensão por conta da morte da menina Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos. Atingida por uma bala perdida no morro do Urubuzinho, em Pilares, na noite de Natal, a criança aguardou cerca de oito horas até ser operada, justamente pela falta de um especialista. Ela morreu no início de janeiro passado.
Para burlar o sistema de controle, Adão teria fraudado a escala, uma vez que sua assinatura constava na do plantão da unidade.
Além de Adão Orlando Crespo, o Diário Oficial anunciou a suspensão de quatro médicos do Salgado Filho: o também neurocirurgião Francisco Eduardo Penna, que substituía Adão nos plantões (30 dias); o cirurgião vascular Enio Lopes, chefe do plantão de Natal (15 dias); Conrado Norberto Weber Júnior, então diretor do hospital (cinco dias) e José Renato Ludolf Paixão, chefe de Adão (cinco dias).
Em entrevista ao R7, o neurocirurgião Adão Crespo Gonçalves informou que, por não concordar com os procedimentos do hospital, havia entrado com o processo de demissão a partir de dezembro de 2012. Segundo o médico, ele já não estava mais comparecendo aos plantões e disse que não sabia que seu nome estava na lista dos plantonistas na noite de Natal.

— Eu não sabia que estava na escala. Não era para estar. Não passou pela minha cabeça que meu nome pudesse estar nesta escala, haja visto a minha comunicação prévia ao chefe de serviço dias antes.

Nenhum comentário :

PP

teste hoje

http://raygrupodeelite.blogspot.com/