sábado, 22 de junho de 2013

Manifestantes protestam contra ausência do transporte público

  • Estudantes das universidades estadual e federal de Parnaíba se reuniram em um ato público de repúdio a ausência de  transporte coletivo do município. A concentração ocorreu na tarde desta terça-feira, 18, no auditório da UFPI e seguiu pela avenida São Sebastião, uma das vias de maior movimentação na cidade.

                                Fotos: Proparnaiba

    Durante o protesto foram apresentadas pautas consideradas prioritárias e irremediáveis. Em Parnaíba, apenas linhas alternativas fazem o transporte diário de passageiros.


    Durante cerca de duas horas, os manifestantes com cartazes, instrumentos sonoros e palavras de ordem demostraram insatisfação à situação. Pelas redes sociais, o movimento também ganhava força e era atualizado por internautas da região.


    "O transito continua parado em um dos principais cruzamentos da cidade. Motoristas buzinam a todo instante e pedem passagem. A principal reivindicação dos manifestantes em Parnaíba é a ausência de um transporte público. Os carros estão parados a altura do Tiro de Guerra. A cada momento cresce o número de participantes no movimento. A policia assiste a movimentação de longe”, postou o estudante Joanson Sousa.


    Por volta das 19h, manifestantes fecharam o sinal no Balão do Mirante e um grande congestionamento foi formado no sentido Centro-Mirante.


    "Os manifestantes tomaram o balão do Mirante em vários momentos, como se o abraçasse impedindo a passagem de veículos e cantando "Sou Brasileiro"", reitera o internauta.

    De acordo com o grupo organizador da manifestação, um novo protesto deverá ser realizado nos próximos dias com concentração na sede da prefeitura de Parnaíba.


    Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
    gracianesousa@cidadeverde.com
    Com informações Proparnaiba

    Comente aqui! / Em 19/06/13, 10:27 
  • Parnaíba recebe capacitação em acessibilidade

     
    Com o objetivo de qualificar profissionais e estudantes de diversas áreas, e garantir a promoção dos direitos das pessoas com deficiência em relação à acessibilidade, à educação e ao esporte, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) promoverá uma série de capacitações no município de Parnaíba. Acessibilidade arquitetônica, paradesporto e inclusão escolar serão os temas abordados nas capacitações, que acontecem de 25 a 28 de junho, na Faculdade Fateci, localizada na Rua A Nº 51, Bairro Piauí.


    As inscrições para a capacitação serão feitas no dia 24 de junho no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, a partir das 14h até às 18h, quando terá início a abertura do evento. A participação nas capacitações em acessibilidade arquitetônica, ao paradesporto e inclusão escolar é gratuita e tem como público-alvo engenheiros, arquitetos, educadores, fisioterapeutas, educadores físicos e acadêmicos que se interessem pelos temas.

    As capacitações serão realizadas em Parnaíba e Teresina com palestrantes que são reconhecidos nacionalmente nas suas áreas de atuação. Nas capacitações que serão ministradas em Parnaíba, os palestrantes são o professor José Evandro Rodrigues Guimarães, PHD em Design pela Staffordshire University, a professora Thelma Helena Costa Chahini, doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e Silvana Maria Moura da Silva, graduada em Educação Física e PHD pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. O currículo completo dos palestrantes pode ser acessado no perfil da Seid no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Seid/309706315753486

    O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, destaca a importância de o Governo do Estado do Piauí estar promovendo essas capacitações como meio de qualificar os profissionais de diversos setores públicos, privados ou terceiro setor, que deverão atuar para promover a melhoria da qualidade de vida da população. “Através da qualificação profissional estamos garantindo que os conhecimentos gerados durante as capacitações sejam propagados, e assim possam atingir um número maior de pessoas. A parceria com a prefeitura de Parnaíba também representa o interesse do município em trabalhar a política de inclusão da pessoa com deficiência”, ressaltou.

    Da Editoria de Cidades
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 18/06/13, 17:18 
  • Cidades do Piauí aderem onda de manifestações nacionais; confira

     
    Após a onda de protestos nas grandes capitais do país as cidades do interior do Piauí se juntaram a campanha e promoverão protestos na próxima quinta-feira dia (20), data que está prevista a grande manifestação na capital, Teresina. Até agora pelo menos, Parnaíba e Floriano, confirmaram adesão a onda de manifestações.



    Parnaíba

    Com o slogan " Parnaíba, quinta-feira o teu mar vai ser de gente", a campanha já circula nas redes sociais e centenas de manifestantes estão sendo aguardados o protesto previstopara as 16h na avenida São Sebastião, Centro da cidade. 


    As manifestações tem outro dia previsto na cidade. Sábado a população deve voltar as ruas para protestar contra a aprovação da PEC 37, lei que tira do Ministério Público o poder de investigação.


    Polícia

    De acordo com o comandante do 2º batalhão de Polícia Militar em parnaíba, coronel Raimundo Sousa, os policiais estão proibidos de agir com violência e de usar balas de borracha em caso de tumulto durante o protesto. O coronel demonstrou ainda apoio as manifestações contra a corrupção.


    "Queremos dar apoio as pessoas que estarão manifestando e garantir a segurança de todos, inclusive dos que não estão. Vamos solucionar qualquer problema tranquilamente. O Brasil já está passando da hora de acordar para essas coisas", afirmou o coronel.

    Cerca de 60 policiais estarão em serviço na data da manifestação.



    Floriano

    O município de Floriano também aderiu a movimentação nacional de protestos e nas redes sociais já é possível acompanhar a mobilização para esta quinta-feira (20).  A concentração dos manifestantes está prevista para acontecer em frente a rodoviária.



Nenhum comentário :

PP

teste hoje

http://raygrupodeelite.blogspot.com/